Article
O tratamento do câncer de pele é predominantemente cirúrgico?
O câncer no intestino é um tumor maligno que se desenvolve, principalmente, no intestino grosso, incluindo o cólon, reto e ânus. Esse tipo de câncer pode gerar sintomas como diarreia frequente, presença de sangue nas fezes (resultando em anemia) e dor abdominal. Embora menos comum, também pode ocorrer no intestino delgado.
A incidência do câncer de intestino é maior em pessoas com mais de 45 anos e pode ter início a partir da evolução de pólipos intestinais. Os pólipos são agrupamentos de células na parede intestinal que, se não removidos, podem se transformar em lesões malignas.
Portanto, ao perceber sintomas sugestivos do câncer de intestino, é fundamental procurar um proctologista ou gastroenterologista. Esse profissional realizará exames, como a colonoscopia, para identificar o tipo de tumor e iniciar o tratamento adequado.
Sintomas mais comuns de câncer no intestino
- Sangue nas fezes
- Dor abdominal
- Diarreia ou prisão de ventre
- Sensação de peso ou dor na região anal
- Cansaço frequente
- Anemia
- Perda de peso sem explicação
Esses sintomas tendem a se intensificar à medida que o câncer se desenvolve, sendo mais comuns em pessoas com histórico familiar de câncer intestinal ou doenças inflamatórias intestinais crônicas, como a doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa.
Por isso, é importante buscar orientação médica quando os sintomas persistem por mais de um mês, principalmente se houver histórico de câncer na família ou fatores de risco, como alimentação inadequada e obesidade.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do câncer de intestino é realizado por meio de exames clínicos, como análise de sangue oculto nas fezes, colonoscopia com biópsia e exames de imagem, como tomografia computadorizada. Em alguns casos, o médico pode pedir ajustes na dieta e no estilo de vida para descartar causas menos graves, como intolerâncias alimentares ou síndrome do intestino irritável.
A colonoscopia é uma ferramenta importante na prevenção do câncer de intestino, sendo recomendada a partir dos 45 anos para a população em geral e a partir dos 40 anos para aqueles com histórico familiar de câncer intestinal.
Tipos de câncer de intestino
O câncer de intestino pode ser classificado de acordo com sua origem. Os principais tipos incluem:
- Adenocarcinoma: O mais comum, originado das células de revestimento do intestino que produzem muco.
- Tumor carcinoide: Origina-se nas células produtoras de hormônios, podendo se desenvolver lentamente.
- Tumor estromal gastrointestinal (GIST): Originado nas células intersticiais que revestem a parede intestinal, mais raro no cólon.
- Tumor de células escamosas: Menos comum, afeta as células escamosas do revestimento intestinal, principalmente no cólon retossigmóide.
- Linfoma: Tumor que afeta os linfonodos intestinais, podendo atingir o intestino delgado, cólon ou reto.
- Sarcoma ou leiomiossarcoma: Afeta vasos sanguíneos, músculos ou as paredes intestinais, podendo ocorrer no reto, cólon e intestino delgado.
Esses tumores podem afetar principalmente o cólon e o reto, formando o câncer colorretal. O câncer no intestino delgado, mais raro, pode surgir em qualquer parte do intestino, como o duodeno, jejuno ou íleo.
Além disso, o câncer intestinal pode ser resultado de metástase, ou seja, disseminação de cânceres originados em outros órgãos, como o melanoma.
Possíveis causas
Embora a causa exata do câncer de intestino não seja completamente clara, sabe-se que ele ocorre devido a mutações nas células intestinais, que se multiplicam descontroladamente. Alguns fatores de risco conhecidos incluem:
- Idade avançada, com maior incidência após os 45 anos
- Histórico pessoal de câncer de intestino ou pólipos intestinais
- Histórico familiar de câncer no intestino, síndrome de Lynch ou polipose adenomatosa familiar (PAF)
- Doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn
- Alimentação rica em gordura, carne vermelha, alimentos processados e pobre em fibras
Além disso, pessoas com sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados têm um risco maior de desenvolver câncer intestinal.
Tratamento do câncer de intestino
O tratamento para o câncer de intestino é personalizado de acordo com o tipo de tumor, estágio da doença e características individuais do paciente. Em geral, a abordagem envolve a remoção cirúrgica do segmento intestinal afetado, com margens de tecido saudável ao redor do tumor. Após a cirurgia, pode ser recomendada quimioterapia e/ou radioterapia para garantir a eliminação das células malignas remanescentes.
Em alguns casos, a quimioterapia ou radioterapia pode ser realizada antes da cirurgia, com o objetivo de reduzir o tamanho do tumor, facilitando a remoção.
É fundamental que o tratamento seja realizado sob a supervisão de um gastroenterologista ou proctologista, que irá ajustar a abordagem terapêutica conforme as necessidades do paciente.
Caso queira saber mais sobre como adquirir hábitos saudáveis é importante para o tratamento de câncer, agende uma consulta com o Dr. Hugo Hammoud.
LEIA NOSSOS ARTIGOS


